Onde comprar armas de fogo?
Busque por estabelecimentos autorizados e lembre-se de exigir a nota fiscal. Os grandes fabricantes da indústria bélica no Brasil são a Taurus Armas, CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), Rossi e E.R Amantino (também conhecido como Boito).
Pesquise seus revendedores e busque locais de confiança.
Quais os tipos de arma de fogo autorizadas?
Pense bem para escolher a sua primeira arma, pesquise e encontre a que mais se encaixa com seu perfil e suas necessidades.
Segundo o decreto 5123/04, arma de fogo de uso permitido é liberada para pessoas físicas e jurídicas. Não se esqueça de checar todas as especificações no Estatuto.
Armas para defesa pessoal
Para uso pessoal, a dica é escolher entre as pistolas (calibre até .380ACP) e os revólveres (calibre até 38SPL).
- Pistolas
Normalmente semi-automática, as pistolas oferecem uma ótima capacidade (até 20 tiros). Você pode encontrar versões compactas ou subcompactas, mais fáceis de carregar. Exigem um pouco mais de treinamento.
- Revólveres
Também oferecem versões compactas, são mais fáceis de manejar e costumam apresentar menos falhas mecânicas, além de ter um custo mais baixo. O ponto negativo é que possuem menor capacidade (5 a 8 tiros), algo que pode ser um problema em momentos de tensão (quando ficamos mais propensos a errar o tiro).
Dicas de modelos
- Pistola Glock G25
- Pistola Beretta Bobcat
- Revólver RT85 Taurus
- Revólver Rossi R35202
Mudanças à vista!
Segue para votação do Plenário o projeto de lei 3722/12, que prevê a substituição do Estatuto do Desarmamento.
Conhecida como Estatuto do Controle de Armas, o novo texto propõe mudanças para facilitar o processo de compra e posse de armas de fogo no Brasil, como a diminuição da idade mínima e autorização de porte de arma em alguns casos.